sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Linguagens de Programação

Para se implementar um algoritmo em um computador, é necessário descrevê-lo de uma forma que o computador esteja apto a executá-lo. Essa descrição é feita por intermédio de uma “linguagem de programação”. O próprio conjunto de instruções de um processador pode ser entendido como uma “linguagem de programação” . Entretanto, essa linguagem normalmente não é a mais adequada para a descrição de um programa, uma vez que os algoritmos necessários podem ser sofisticados, e essa linguagem primitiva, também chamada de “linguagem de máquina” não é nem um pouco amigável ao programador, demandando um esforço muito grande na elaboração de programas mais complexos. Sendo assim, foram desenvolvidas, ao longo da história da computação, diversas “linguagens de programação”, cada qual, a seu tempo, introduzindo facilidades e recursos que foram tornando a tarefa de programar mais fácil e menos suceptível a erros.

Linguagens de Programação são conjuntos de notações formais para descrever ações ou operações a serem realizadas por um computador. São ferramentas para o desenvolvimento de software. Software é um conjunto de programas, módulos, procedimentos, regras e quaisquer documentações associadas à operação de um sistema de processamento de dados.
 Exemplos de Linguagem de programação: Cobol, Pascal, Fortran, Linguagem C, Java, entre outras. Os componentes gerais de uma linguagem são a sua sintaxe e a sua semântica.

 Nível das Linguagens de Programação: 
 Linguagem de BAIXO NÍVEL: é uma linguagem mais próxima da Linguagem de Máquina (L.M.), ou seja, mais próxima do hardware. Ex: Assembler
 • Linguagem de ALTO NÍVEL: são linguagens, cada vez mais, afastadas da L.M., através do uso de abstrações cada vez mais complexas. Estas abstrações se dão em função da adoção de tipos de dados, palavras reservadas, funções, procedimentos automáticos etc. Ex: Cobol, Pascal, Java
 • A Linguagem C++: é suficientemente próxima do hardware e ao mesmo tempo prevê a utilização de recursos de alto nível, por isso é classificada como linguagem de nível médio.


 

Fontes:


Acesso em 08/10/15 

Nenhum comentário:

Postar um comentário